Taiwan – Uma Viagem à China Democrática!

por

Taiwan é uma opção na China que vale a pena, com muito menos restrições burocráticas, muita riqueza cultural tradicional chinesa e tecnológica. Vôos cansativos que saem da América Latina, incluindo o Brasil, para a China são caros, com escalas e se alongam por mais de 24 horas de duração. Uma dica é passar alguns dias em Nova York e pegar um vôo direto para Taiwan, podendo inclusive desfrutar de outros destinos próximos na Ásia.

PUBLICIDADE:

Uma boa época para visitar Taiwan é durante o Festival de Lanternas, que acontece geralmente no mês de fevereiro quando a temperatura é amena.

Ásia imperdível: Taiwan em 5 dias de metrô

Dia 1

Festival de Lanternas em Taipé 2019

Apesar do foco da viagem ser os passeios de metrô, foi uma ótima ideia ter contratado de antemão o traslado entre hotel e aeroporto de Taipé através do serviço do hotel Amba. O custo de 50 dólares vale a pena quando você vê seu nome numa placa de um motorista a sua espera numa terra estranha, por volta das 6 da manhã. O vôo de Nova York dura pouco mais de 16 horas pela Eva Air para a classe econômica, com direito a saborosa comida, mas sem muito espaço para reclinar ou esticar as pernas. O custo fica entre US$800 e US$1000, a não ser que você consiga melhores preços nas promoções do site ou ganhe um sorteio, como foi o meu caso.

Balcão de informações aos visitantes
Balcão de informações aos visitantes

Embora muitos taiwaneses falem inglês, a diferença de sotaque pode causar confusão e muita informação pode ficar perdida se você tentar conseguir um táxi por um preço mais em conta. Teria sido ainda melhor se o motorista falasse inglês, mas como a maioria dos taxistas fala Mandarim, contar com os recepcionistas do hotel como intérpretes foi uma ótima vantagem.

Minha mãe tem mais de 70 anos. Nós duas temos dificuldade de nos locomover, então foi mais confortável reservar o quarto desde a noite anterior para poder descansar antes de ir ao Festival de Lanternas às 5:30 da tarde. Amba Taipei Ximending foi uma escolha perfeita de hotel, já que os eventos e principais atividades relacionadas ao festival acontecem ao redor da estação de metrô Ximen MRT saída 6, apenas a 10 minutos a pé do hotel. Este ano os shows, apresentações artísticas e desfiles aconteceram entre 16 e 24 de fevereiro.

Mapas e cartão de passagens
Mapas e cartão de passagens

Além de depararmos com uma decoração alto-astral e moderna, recebemos na chegada um mapa com a localização do hotel, juntamente com principais prédios e ruas próximas. Foi extremamente útil! Uma das minhas preocupações foi poder comprar um SIM card. Os atendentes na recepção acharam duas lojas de celulares rapidamente no mapa do hotel. Eu desaconselho comprar um SIM card para 10 dias ou menos, porque hotéis e estações de metrô tem ótimo wi-fi.

Metrô em Taiwan
Metrô em Taiwan

Outro bônus que o hotel oferece é um café da manhã super reforçado, marca registrada da rede Amba, com uma combinação da cozinha americana e asiática, incluindo o preparo na hora de diferentes estilos de ovos e omeletes, bolos de arroz e pratos com macarrão. Chegamos num bom horário para experimentar várias dessas opções já que o serviço só vai até às 10 da manhã. Foi mais do que suficiente para cobrir nossas necessidades alimentares tanto para o café da manhã quanto para o almoço!

Bolinhas de arroz Amba
Bolinhas de arroz Amba

No caminho para a estação de trem existe uma área repleta de lojas onde é fácil encontrar sapatos muito confortáveis e baratos, além de bolos tradicionais de abacaxi fabricados em Taiwan. Existem também muitas opções de compra de comidas exóticas e lembrancinhas locais para os amigos e familiares.

Tradicionais bolos de abacaxi
Tradicionais bolos de abacaxi

Passava de 10 horas da noite quando chegamos de volta do Pingxi Sky Lantern Festival e as lojas que rodeiam a estação Ximen da linha azul estavam abertas. Foi um passeio substituto ao Ningxia Night Market. Neste caso, a opção teria sido transferir para a linha vermelha e saltar na estação Shuanglian.

Como chegar ao Pingxi Sky Lantern Festival?

É preciso disposição para andar um pouco mas não é difícil. O metrô de Taiwan é um dos mais modernos e eficientes do mundo.  É extremamente limpo, os trens são pontuais, tem sempre alguém que fala inglês nos estandes de informação/ venda de passagens, a sinalização dentro do metrô é clara e é barato. Eu sugiro comprar o EasyCard de NT$500, que deve durar por uma semana com várias entradas e saídas. Custa em torno de 3 dólares por dia. Tome cuidado para usar o cartão a toda entrada e saída também e guardar em um lugar seguro para evitar perda. Os espertinhos podem ter que pagar multas! Caso você pague com dinheiro vivo você vai receber o troco, o recibo e o cartão numa bandejinha!

Os taiwaneses são pessoas extremamente educadas e sempre dispostas a ajudar turistas. Eles parecem ficar contentes em praticar o inglês. Toda vez que ficamos inseguras quanto a uma direção encontramos alguém que saiu de sua própria rota para nos guiar. Tenha sempre em mãos um mapa de metrô!

Ximending Street
Ximending Street
Rua em Ximending
Rua em Ximending

Ximen fica a apenas uma estação de Taipei Main Station. De lá, pegue o trem para a estação Ruifang Railway, o que leva uns 30 minutos. Depois de trocar de trem, leva 45-50 minutos para a estação destino Shifen (Pingxi line) onde você pode pintar dizeres numa lanterna e soltá-la no céu por NT$150. Não se preocupe! Vários sinais e cartazes estarão indicando a direção. É só seguir a multidão! O local do evento, Shifen Square, fica repleto de gente. Você pode escolher só observar e experimentar comidas exóticas, além de comprar lanternas miniaturas como souvenirs. Prepare-se para movimentar-se de acordo com a massa de pessoas e esperar um bom tempo para o trem de volta. Procure programar o passeio com os horários dos trens e manter o bom humor! Chegamos às 5:30 e saímos 8:30 da noite. É tempo suficiente para aproveitar o evento. O total de viagem de ida como o de volta fica em torno de 2 horas e meia. Para os brasileiros o passeio pode parecer uma versão asiática de festas juninas, mas atualmente é ilegal soltar balões no Brasil. Apesar de tudo, a experiência com essas lanternas é realmente inesquecível!

Doces exóticos
Doces exóticos
Mini lanternas
Mini lanternas
Lanternas sendo soltas no céu
Lanternas sendo soltas no céu

 O que fazer em Taipé?

Dia 2

Depois de tomar um chá com leite sabor flan de caramelo com tapioca por NT$50 e um pãozinho doce de taro (espécie de inhame arroxeado) por NT$20 eu e minha mãe estávamos prontas para visitar algumas das mais importantes atrações turísticas perto da estação Ximen na linha azul.

Ximen Station
Ximen Station

O templo Longshan fica na próxima parada de mesmo nome e Chiang Kai-shek Memorial Hall fica na linha verde, duas paradas depois de Ximen.

Chian Kai-Shek Memorial Hall
Chian Kai-Shek Memorial Hall

Durante o festival de lanternas em fevereiro, lanternas gigantes adornadas de forma fantástica são exibidas no jardim interno do Longshan Temple onde vimos pela primeira vez o Jiaobei ou Poe, que são duas metades de lua vermelhas de madeira que cabem na palma da mão. Os taiwaneses as usam para perguntas sobre a vida diária. Dependendo de como elas caem no chão, a resposta é positiva ou negativa. Sacos de comida, iguarias e bebidas são oferecidas abundantemente aos deuses em frente aos altares.

Templo Longshan
Templo Longshan
Templo Longshan
Templo Longshan

Do templo, nós fomos em direção do Chiang Kai-shek Memorial Hall, localizado numa enorme área aberta com lindos jardins. A praça da liberdade (Liberty Square) é rodeada por outras três construções de dimensões majestosas, o National Concert Hall de frente para o National Theater e o Main Gate. A sensação de grandiosidade perto das gigantes colunas vermelhas do National Theater é excepcional, bem perto da saída 5 do metrô. Foi ali que encontrei uma máquina de vendas de bebidas em lata que me proporcionou experimentar tomar leite com mamão em lata pela primeira vez na vida por apenas NT$30, pouco menos de 1 dólar. Ambos os passeios são gratuitos e imperdíveis!

Leite de mamão (Papaya milk)
Leite de mamão (Papaya milk)

Dia 3

Amba Taipei Zhongshan é uma ótima escolha de hotel para quem quer aproveitar o ônibus vermelho de dois andares de turismo pela cidade, o Taipei Sightseeing Hop on Hop off bus, que oferece a rota vermelha e a azul pelos principais pontos turísticos. Basta uma curta caminhada para chegar ao Ambassador Hotel, que correspondente à parada número 3 da rota azul. O custo é de NT$300 por um passe de 4 horas por pessoa com direito a fones de ouvidos com informações em inglês. Se você pegar o ônibus das 9:54 da manhã em frente do Abassador Hotel, não esqueça de pedir para ser incluída na visita do túnel secreto no Grand Hotel, construído como para uma alternativa de escape para convidados VIP durante um possível ataque armado.

Grand Hotel
Grand Hotel
Túnel do Grand Hotel
Túnel do Grand Hotel

Depois do passeio no túnel, embarcamos novamente no ônibus vermelho para o próximo destino: National Palace Museum. Decidimos não entrar no museu devido às grandes distâncias, escadas e inclinações para cadeiras de rodas, além de sermos informadas por um motorista de táxi que também não era possível ir de carro até a entrada principal do museu. Bem perto dali não nos arrependemos de visitar o Soka Culture Organization (www.sokaculture.org.tw) no Zhishan Yiwen Center. O Local promove exibições, apresentações e eventos como “Raízes Culturais e 100 anos de Arte Taiwanesa”, que vale a pena ser explorado em visitas futuras. Esse centro cultural fica na Zhishan Road, mesma rua do Shung Ye Museum of Formosan Aborigenes, onde podem ser encontradas peças fantásticas de roupas e artefatos milenares.

Tire máximo proveito do seu passe de 4 horas continuando em direção a Taipei Main Station para pelo menos avistar The Red House antes de voltar para o hotel. Caso tenha energia, veja os shows do dia no TapeiEYE (www.taipeieye.com/en/aboutus ), que fica a uma curta distância do hotel Amba Taipei Zhongshan. Outra opção para a noite é o Ningxia Night Market, numa caminhada de apenas 10 minutos.

Dia 4

Quase em frente ao Ambassador Hotel localizado na Section 2, Zhongshan North Road fica um ponto de onde passa o ônibus 260, que teoricamente nos levaria diretamente para o Yangmingshan National Park. No caminho para o ponto de ônibus tem uma loja 7 Eleven onde é possível recarregar o cartão de transporte EasyCard. Foi nessa loja que um de nossos guias taiwaneses improvisados nos orientou a descer do ônibus perto da estação de metrô MRT Jiantan e pegar um pequeno ônibus S15 de lá para Yangmingshan station. Para nosso alívio existe um estande de turismo excelente bem na entrada da estação Jiantan que fornece vários mapas e informações em inglês. O custo de ida é de NT$15 (em torno de 50 centavos de dólar), que é o mesmo valor de uma passagem de um ônibus comum, e demora entre 30 a 40 minutos. Esse parque oferece várias opções de caminhadas. Para chegar ao relógio florido (Flower Clock) e ao jardim das cerejeiras (Cherry Blossom) leva uns 10 minutos com o ônibus 125 a partir da Yangmingshan station. Esteja preparada para estar rodeada de muita gente e esperar um pouco na fila. É um passeio que vale a pena com sol ou com chuva. Não deixe de comer um ovo cozido em água com chá na hora do lanche!

Ovos cozidos no chá
Ovos cozidos no chá

Mesmo com um passo moderado é possível incluir uma visita a Beitou Hot Springs, Tamsui Fisherman’s Wharf e Shilin Night Market no mesmo dia. O ônibus R5 sai de Yangmingshan station direto para MRT Jiantan Station.

Ônibus em Taiwan R5
Ônibus em Taiwan R5

De lá pegue o metrô para Beitou na linha vermelha direção Tamsui e depois o trem ainda mais colorido para Xinbeitou na linha rosa. Não perca uma visita ao Beitou Hot Spring Museum, que só fecha às segundas, uma passada pela casa de banho termal pública Beitou Outdoor Hot Spring Bathing Pool, mesmo que não tenha coragem de entrar, e uma caminhada pelas aléias do Thermal Valley, desfrutando da paisagem com águas esverdeadas e neblina esbranquiçadaExistem locais próximos onde é possível mergulhar somente os pés. No caminho de volta, dê uma passada pelas calçadas do Ketagalan Culture Center, destinado à cultura indígena taiwanesa.

Ketagalan cultural center
Ketagalan cultural center

Por volta de 5 horas da tarde, quando os museus fecham, é uma boa hora para ir em direção a ponte do amor, Lover’s Bridge, saltando na estação Tamsui no final da linha vermelha. Para chegar lá são 15 minutos com o ônibus 26. O show de luzes coloridas na ponte Tamsui Fisherman’s Wharf é muito bonito e um brinde ao início da noite. Fique atenta aos ótimos preços de sapatos nas lojas que rodeiam a estação Tamsui. Um par pode sair por um pouco mais de 5 dólares!

Ponte do Amor
Ponte do Amor

De volta à estação Jiantan direção Xiangshan, vá para a saída Shilin Market e voilá, acabou de chegar num mercado cheio de comidas exóticas! Tem coragem de experimentar um caramujo assado?

Caramujo assado
Caramujo assado

Embora a estação de Zhongshan na linha vermelha seja a opção mais óbvia a caminho do hotel, é bem mais rápido saltar na Schuanglian para voltar para o Amba Taipei Zhongshan.

Dia 5

Nossa experiência visitando o Taipei 101 ganhou um impulso de conveniência através do Amba Taipei Songshan. Esse hotel sofisticado, perto da estação da linha verde Songshan e do shopping  Songshan City link, oferece um serviço de van entre 10 da manhã e 9 da noite. Além do Taipei 101, a van leva a Yongchun Metro Station na linha azul e o luxuoso shopping mall Bella Vita. A proximidade ao arranha-céu antes conhecido como Taipei World Financial Center proporciona quartos com vistas deslumbrantes, especialmente`a noite quando as luzes do edifício histórico estão acesas.

A não ser que seja o único dia disponível, é melhor visitar as casas de chá via Mahong Gondola num dia sem chuva. Verifique o tempo de antemão e esteja preparada para uma boa caminhada! Do Taipei 101 / World Trade Center linha vermelha siga para a segunda estação na direção Tamsui. Salte na Daan e transfira para a linha marrom em direção ao Taipei Zoo. Chegando nessa estação vire `a esquerda e continue andando. O local de entrada é bem óbvio, não dá pra se perder. Tome cuidado com as promoções porque para chegar a Maokong é necessário comprar uma passagem ida e volta com 3 paradas, apesar de você permanecer no bondinho até a última. Para 2019 tem uma promoção por NT$100 só de ida comprando pelo EasyCard, incluindo as 3 paradas necessárias para chegar à estação Maokong. Ida e volta vai custar NT$200 com essa promoção!

Se você tem dificuldade de locomoção ou quer descansar um pouco, Guan Ding Tea House é uma boa opção para chás, cafés, doces locais e sorvetes porque é só atravessar a rua da estação Maokong. Além de oferecer mesas e cadeiras comuns, no andar de cima ficam as mesas baixas com almofadas de tatami no estilo japonês. No andar de baixo são vendidos pacotes de chás variados tipo Oolong produzidos localmente nas regiões montanhosas, como a versão taiwanesa do Tie Kuan Yin Tea (ou Tie Guan Yin Tea). Lá assistimos o tradicional preparo, apresentação e degustação desse chá. Um pacote de 150 gramas sai por NT$800.

Preparo do chá
Preparo do chá

Logo após a visita a região de plantio de chá, sugiro uma parada na estação  Sun Yat-Sen Memorial Hall a tarde. É bem fácil chegar lá de metrô da Maokong Gondola. O Memorial do Dr. Sun fecha às 6 da tarde e visita obrigatória, já que é lá que está uma estátua gigante do Dr. Sun, reverenciado como o pai da República da China, estabelecendo fundamentos democráticos em Taiwan. Foi o primeiro líder do partido da China Nacionalista. Uma ótima lição de história! Da estação Taipei Zoo na linha marrom, salte na Zhongxiao Fuxing e transfira para a linha azul direção Taipei Nangang Exhibition center. E é só saltar na próxima estação!

Para fechar o dia com chave de ouro, a estação Songshan na linha verde vai te levar direto para a entrada do colorido Raohe Night Market e é pertíssimo do Amba Taipei Songshan!

Você pode escolher encerrar sua jornada aqui ou aproveitar o fato que está na Ásia e esticar a viagem em outros destinos próximos como a Tailândia, Indonésia, China, Hong Kong, Macau, Singapura, Filipinas, entre outros! Espero que você tenha gostado das dicas! Linkme2tours@gmail.com.

Amba Hotels
 
Amba Taipei Ximending
Amba Taipei Zhongshan

Veja também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.