Visitando a Colonia del Sacramento

Erika por

Olá viajantes! Vamos falar um pouquinho sobre nossa visita a Colonia del Sacramento, Uruguai.

Mapa em azulejo
Mapa em azulejo

Colonia del Sacramento é uma linda cidade colonial que foi fundada em 1680 por Manoel Lobo, a mando do Império Português e era um importante centro comercial e militar. É a única cidade uruguaia colonizada por portugueses, por isso possui um estilo diferente de todas as outras. Não resta muito da arquitetura original portuguesa, a maioria das construções tem características espanholas e ainda algumas construções mais modernas junto as antigas.

PUBLICIDADE:
Registro de uma das ruas da Colonia Del Sacramento
Registro de uma das ruas da Colonia Del Sacramento

Mas mesmo assim, passear pelo centro histórico desta cidadezinha é como fazer uma viagem de volta ao passado, e uma visita a Colonia não requer nenhum esforço ou nenhum roteiro pré estabelecido, basta chegar lá e caminhar sem rumo, fotografar e curtir o ambiente bucólico da cidade.

Terminal Buquebus em Buenos Aires
Terminal Buquebus em Buenos Aires

Como chegar?

Para quem vem de Montevideu a viagem pode ser feita de ônibus. Tem duas empresas que fazem este trajeto e a viagem dura cerca de 3 horas, os ônibus são simples, sem ar-condicionado e para em vários locais durante o trajeto. Mas não chega a ser desconfortável.

Porto da colonia
Porto da colonia

Para quem está na Argentina, a forma mais rápida e tradicional é chegar de barco. Estes partem de Puerto Madero e tem três empresas que fazem este trajeto: Buquebus, Seacat e Colonia Express. Os horários, duração da viagem e preços variam de acordo com a empresa e tipo de embarcação.

Quantos dias ficar?

É possível conhecer Colonia del Sacramento em apenas um dia, depende muito do tempo disponível e dos interesses de cada viajante. Para quem está em Montevidéu ou Buenos Aires tem várias empresas que fazem esse bate-e-volta ou você pode ir por conta própria, mas se você gosta de conhecer os destinos com mais tempo, curtir o máximo do local, recomendo pernoitar e aproveitar uma pouco mais dessa linda cidade.

Detalhe dos carros antigos, expostos nas ruas
Detalhe dos carros antigos, expostos nas ruas

Nosso relato

Chegamos a Colonia vindo de Buenos Aires, pegamos o Buquebus, que é uma balsa enorme que transporta pessoas e veículos entre a Argentina e o Uruguai via Rio da Prata. A viagem foi feita no barco lento, mas existe o barco mais rápido, com passagem um pouco mais cara e em horários diferentes. Tentamos comprar nossa passagem pela Colonia Express, que é uma lowcost, porém não conseguimos comprar daqui do Brasil e ficamos com receio de não ter mais quando chegasse a Buenos Aires.

Parte interna do Buquebus
Parte interna do Buquebus

Por isso, pelo preço e horário oferecido só tivemos a opção de Buquebus com a embarcação mais lenta. Mas o barco tem restaurante, free shop, uma área externa e poltronas bem confortáveis, então a viagem não é ruim. Balança um pouco, mas não enjoamos.

Vista do Farol
Vista do Farol

A chegada à Colonia foi com uma chuva bem fininha… Fizemos o câmbio no terminal, porém é bem desfavorável, pegamos um taxi, cujo valor é fixo, até a nossa pousada. A Pousada La Juanita fica no centro histórico, com excelente localização. É bem pequena, fica numa casa antiga, muito charmosa, o quarto é pequeno, mas confortável e fomos muito bem recepcionadas. O pagamento é feito no check in e tivemos a opção de pagar em reais.

Restaurante Pulperia dos Faroles
Restaurante Pulperia dos Faroles

Almoçamos no Pulperia dos Faroles, que foi indicação da pousada, não é um local barato, mas era bem pertinho e a hora já estava bem avançada. A comida é boa e o ambiente também. Quanto a alimentação no Uruguai, pagamos tudo no cartão de crédito, pois existe um desconto de 18,5% do IVA, então compensa o pagamento do IOF do cartão de crédito.

Depois do almoço e já sem chuva foi só se perder pelas ruas e curtir a cidade.

Farol
Farol

Iniciamos o nosso passeio pela Plaza Mayor, onde estão vários estabelecimentos, como restaurantes, museus, casa de câmbio e hotel. Nós não visitamos nenhum museu, só andamos pela cidade, conhecemos os principais pontos turísticos, visitamos a Basílica Del Santissimo, o farol, o pier e nos encantamos com o belíssimo por do sol no Rio da Prata, que assistimos ouvindo tango e observando alguns casais dançando… Este por do sol será inesquecível!

Carros antigos
Carros antigos

Conhecemos os principais pontos turísticos e nos surpreendemos com a calmaria da cidade. As ruas largas e arborizadas enchiam os olhos, e os carros antigos estacionados completavam a cena.

Rua da Colonia del Sacramento
Rua da Colonia del Sacramento

À noite, a cidade se transformou, pois as ruas ficaram mais vazias, a iluminação era feita por lampiões, o friozinho chegou, mesmo estando no verão, e havia fogueiras para aquecer os clientes na área externa dos restaurantes. Tudo muito romântico.

Frente da Igreja
Frente da Igreja

No dia seguinte, tivemos uma excelente surpresa com o café da manhã, era uma bandeja individual, com tudo feito na hora para cada hóspede, depois de dias de péssimo café da manhã em Buenos Aires, me senti uma princesa rsrsrsrs.

Pier
Pier

Após este café reforçado, demos mais uma volta pela cidade, tiramos mais fotos e nos despedimos daquele lindo lugar que já deixava um gostinho de saudades. Às 11 horas partimos para o nosso próximo destino: Montevidéu.

Veja também

5 Comentários
  1. Micheline Lins Lobo 5 meses atrás
    Responder

    Ótima dica, com descrições preciosas e úteis. Leitura fácil e objetiva. Parabéns à colaboradora!!

    • Erika Beltrão 5 meses atrás
      Responder

      Obrigada! Estamos a disposição!

  2. Sarah Gomes 5 meses atrás
    Responder

    Sou apaixonada por esse lugar, ainda vou conhecer, belas dicas e lindo post!

    • Erika Beltrão 5 meses atrás
      Responder

      Obrigada Sarah! Vale muito a pena conhecer!

  3. […] à primeira cidade que visitamos numa viagem que fizemos eu e minha mãe, onde passamos também por Colonia Del Sacramento, Montevidéu e Punta Del Leste no […]

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.