Porto maravilha, a revitalização de um porto

por
Arte de Rita Wainer "~ Saudade é amor ~ Te sigo esperando ~"
Arte de Rita Wainer “~ Saudade é amor ~ Te sigo esperando ~”

Durante os dois primeiros séculos de ocupação do Rio de Janeiro, o porto não passava de um conjunto de cais e quando o Rio deixou de ser capital o porto perdeu a sua importância e seus arredores viveram dias de abandono. Atualmente o cenário é outro, a Zona Portuária (transformada em Boulevard Olímpico nas Olimpíadas Rio 2016) passou por um processo de revitalização chamado Porto Maravilha.

Mural “Todos somos um”, feito por Kobra em 2016
Maior grafite do mundo, reconhecido pelo “Guiness world records”. Mural “Todos somos um”, feito por Kobra em 2016

Desvendando essa nova área do Rio de Janeiro nos deparamos com uma realidade completamente diferente de dois anos atrás (época em que estivemos no Rio e passamos por lá para conhecer o Museu do Amanhã). Como vocês sabem, somos designer e se tem uma coisa para deixar os designers loucos, é ter um espaço com street art, como o Beco do Batman em São Paulo. Nossa maior expectativa ao ir à Zona Portuária era ver o mural “Todos somos um” do artista, que atualmente se intitula “muralista”, Eduardo Kobra. Mas ao chegar lá nos deparamos com tantas outras artes de tantos outros artistas, que o que deveria ter sido uma hora de passeio se transformou em duas horas e meia!

PUBLICIDADE:
Amor, para nós é laço.
Amor, para nós é laço. #verdadesdarua

Arte de @gagaubastos

O espaço foi reformulado e agora por lá passa o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)* e a parte dos murais fica entre o AquaRio e o Museu do Amanhã. Vale a pena passar algumas horas apreciando aquelas grandiosidades mas você precisa ter só um cuidado, o VLT passa no meio da rua, então fique atento ao analisar as obras para não se distrair e levar uma buzinada que pode ocasionar até um acidente.

Mural “Todos somos um” junto com o VLT
Outra visão do mural “Todos somos um” junto com o VLT.

Parede ilustrada com Lambe Lambe

Mas e se bater aquela fome? Calma, no Porto Maravilha tem várias opções de comidas disponíveis nos food trucks tanto próximo ao Museu do Amanhã, quanto bem pertinho do AquaRio. Como é uma área relativamente nova e muitos turistas estão indo para conhecer, os valores são um pouco mais caros que os normais.

Área de food trucks entre o Museu do Amanhã e o AquaRio
Área de food trucks entre o Museu do Amanhã e o AquaRio

*O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ligará a região portuária ao centro financeiro da cidade e ao aeroporto Santos Dumont. Para ter acesso ao VLT você precisa comprar um cartão que custa R$ 3 e colocar a passagem que é o mesmo valor dos ônibus de linha normal (R$ 3,80), no nosso caso como estávamos em quatro, não era vantajoso, porque precisaria comprar um cartão para cada.
O mais impressionante do VLT é que os trens não têm fios em rede aérea e são alimentados por duas fontes de energia e o visual dele é bem diferenciado, parecendo um trem futurista.

Veja também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.