Entenda a possibilidade de viajar de graça pelo programa ID Jovem

por

Vimos muitas postagens sobre adolescentes viajando de graças, por um serviço chamado ID Jovem ou Identidade Jovem, e resolvemos pesquisar para entender melhor esse serviço. Todas as informações foram retiradas do próprio site da Caixa, emissora do cartão, que é virtual, e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu smartphone ou impresso pela página da internet.

O documento possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município.

PUBLICIDADE:

A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses, e que tenha o número do NIS (Número de Identificação Social).

Arte retirada do site da Caixa
Arte retirada do site da Caixa

O documento, que independe de matrícula em estabelecimento de ensino, pode ser emitido de duas formas: pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo para smartphone da ID Jovem (basta fazer o download do APP). A emissão é gratuita e o cartão virtual terá validade de 180 dias após a sua emissão. Expirada sua validade, será necessário emitir novo cartão, quando serão novamente verificados os requisitos para ser beneficiário da ID Jovem.​

Como funciona o uso da ID Jovem para o transporte:

São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​. As vagas valem para ônibus, trem e embarcação, depois de esgotadas essas vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens.

O que é NIS?

O Número de Identificação Social (NIS) é um número de 11 dígitos que consta nos cartões de benefícios sociais para o responsável familiar.​ Você poderá consultar o NIS em seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na Carteira de Trabalho, no site ou no aplicativo da ID Jovem. Caso ainda não possua o NIS, mas se enquadre nas regras para inscrição no Cadastro Único, será necessário comparecer à Prefeitura ou ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade para realizar o cadastro, acompanhado do responsável pela unidade familiar.

​O que é Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal?

O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento de coleta de dados e de informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País. Devem ser cadastradas as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Famílias com renda superior a esse critério poderão ser incluídas no CadÚnico, desde que sua inclusão esteja vinculada à seleção ou ao acompanhamento de programas sociais implementados pela União, estados, Distrito Federal ou municípios.​
Para mais informações acesse o site: http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx

Veja também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.