Como tirar o Visto Americano em Recife

por

Tirar o Visto Americano (agora depois que conseguimos) é bem simples, mas confesso que estava super apreensiva porque escutei muita gente falando que teve o visto negado. Aqui, vou contar o processo de como foi para tirá-lo aqui em Recife.

O primeiro procedimento a ser feito é responder o formulário DS-160, é nele onde você vai colocar todas as suas informações, o seu interesse da viagem, onde você trabalha ou estuda, se vai viajar com famílias, absolutamente tudo. O formulário é diferente para mulher e para homem, não sei porque. Para os homens existe uma parte especifica para falar da escolaridade e para mulher não. Se você já comprou a passagem tem uma parte, para as mulheres, a pergunta que vem é quantos dias pretendem ficar no país, já para os homens, perguntam o número de voo, da ida e da volta…

PUBLICIDADE:

Esses são uns exemplos, mas também é diferente se você for casado, solteiro… Então não ache estranho, se estiver tirando o visto com outra pessoa e o formulário não estiver igual, ele se adapta as suas respostas.

Depois de preenchido todo esse formulário (o site é em inglês, mas você tem como traduzir a página para português), você deve entrar nesse outro site da Casv para fazer o agendamento e o pagamento da entrevista. Primeiro você faz o cadastro (precisa do número do formulário DS-160, por isso você precisa fazer ele primeiro) e depois ele gera um boleto no valor de USD $160, se o pagamento for no cartão de crédito, imediatamente é liberado para fazer o agendamento, se for no boleto precisa esperar compensar o pagamento, e só depois disso você entra de novo no site para realizar o agendamento.

Dica: Na hora de agendar, você faz primeiro o agendamento da entrevista, no consulado e DEPOIS o do Casv, que é onde você vai cadastrar a biometria e tirar a foto digital, mas no dia você VAI PRIMEIRO para o Casv e depois para a entrevista no consulado.

No dia agendado você precisa levar o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160 (quem tem o código de barra) e só.  Mas muita gente leva todos os documentos possíveis e os documentos que consta os vínculos que tem com o Brasil (carro, apartamento, escola, trabalho…), com a gente não foi diferente (estávamos com uma pasta imensa kkkkk) mas eles não pediram absolutamente nada. Mas por via das dúvidas é bom separar esses documentos, caso eles peçam para confirmar algum dado, no nosso caso não pediram, mas nunca se sabe.

O Casv fica no Pina (Av Herculano Bandeira 949 Pina, Recife, PE CEP: 51110130) e a entrevista no consulado fica na Boa Vista (R. Gonçalves Maia, 163 – Soledade, Recife – PE, CEP: 50070-060). É bom tentar chegar 15 minutos antes da hora agendada, que eles são bem pontuais quando chamam para entrar. Todos os dois procedimentos não demoram, e você consegue marcar os dois para o mesmo dia (só é bom colocar com uma diferença boa de horário entre um e outro, caso aconteça algum imprevisto. O nosso por exemplo estava marcado às 7:15 para o Casv e às 10h para a entrevista no consulado). A gente saiu do Casv umas 8h (mas estávamos em uma grupo de sete pessoas, por isso demorou mais).

Dica1: Não pode levar nada eletrônico, como: carregador, fone de ouvido, IPod, Ipad, além de coisas como: tesoura e alicates na hora da entrevista. Porque você passa por um raio X;

Dica2: É bom usar roupa mais arrumada, mas não precisa ser roupa social, só algo mais arrumado e confortável. Porque mesmo tendo o horário marcado, as pessoas chegam mais cedo fazendo fila e você acaba ficando na fila (por instinto hehehe), pensando que pode antecipar o horário agendado e ser chamado, mas os guardas distribuem a fila corretamente de acordo com a hora agendado. Então chegue cedo, só para não se atrasar, mas não precisa chegar muito mais cedo.

A parte do Casv é super tranquila, você só vai tirar uma foto e cadastrar a digital, não tem pergunta de nada, o que todos temem é a hora da entrevista, que é onde você pode ser negado ou não. Vamos a ela?

A hora da entrevista:

Como falei você não pode levar nada de eletrônico, só é necessário o passaporte e o papel impresso com o código de barra do formulário DS-160. A nossa entrevista foi bem simples, fomos em família (éramos 7 pessoas), o entrevistador fez basicamente 4 perguntas: “Qual o motivo da viagem?”; “Qual o grau de parentesco entre vocês?”; “O que vocês fazem? – de trabalho” e se a gente já tinha viajado para outro país. Sinceramente, sempre fale a verdade, porque tudo que você colocou no formulário eles sabem, então todas essas perguntas o entrevistador já sabia a resposta, fiquei com a impressão de que ele só fez as perguntas para ver se a gente estava mesmo falando a verdade. Depois disso (demorou alguns minutos, porque ele sempre ficava olhando/escrevendo no computador) e disse: “pronto, os vistos de vocês foram aprovados.” e FIM 😀

Pode ter sido sorte? Pode! Mas com a gente foi assim, foi super tranquilo (e eu estava bastante nervosa hehehe). Na hora da entrevista tem várias cabines (com vidros blindados que só tem uma abertura embaixo para passar os passaporte) e você fica em pé conversando com os entrevistadores, e cada cabine é separada só por uma paredezinha, então dar pra escutar a entrevista do vizinho. E tinha uma entrevistadora que fazia MUITAS pergunta para um cara que estava sendo entrevistado: ” Qual o interesse da viagem?”, “você estuda?”,”o que a sua mãe faz?”,”quais as cadeiras que você paga na faculdade?”, “você já viajou para quais lugares?”…

Acho que são essas dicas que tinha que passar, espero que todos vocês consigam tirar e que der tudo certo. O segredo é falar a verdade, sempre, que não vai ter erro.

Boa sorte 😉

Veja também

21 Comentários
  1. Estefânia Barbosa 8 meses atrás
    Responder

    Oiii! Desculpe as perguntas mas também ouvi que era difícil tirar o visto e etc. você tem quantos anos? Você já trabalha? Fico com receio de tirar e ser negado pq já tenho 31 anos e atualmente estou só estudando pra concurso.

    • Maryna Moraes 8 meses atrás
      Responder

      Oi Estefânia, tudo certo? Eu tenho 25 anos e trabalho fixo sim. E todos que foram fazer comigo também tinham trabalho fixo, só meus primos que eram de menor, mas estudavam. Vê, eu estava bem apreensiva também, mas do lado da gente tinha um menino (com seus 22 anos) e ele parecia bem nervoso, a entrevistada perguntou: – “você vai viajar com quem?” ai ele: – “com minha tia”; – “E ela faz o que? (de trabalho)” – “NÃO SEI” heheh ai eu pensei: “esse vai ser reprovado”, mas ele conseguiu o visto e foi bem tranquilo. Depois disso, eu acho que é bem fácil visse, a não ser que você realmente tenha a intenção de ficar lá… mas se for só a passeio e você estuda pra concurso (faz cursinho?) pode ser “provas” para mostrar vínculo com o país. E o segredo é responder o formulário certinho que não tem erro, é só falar a verdade que tudo vai dar certo 😀
      Espero que tu consiga.

      Abraço

  2. Cindy 7 meses atrás
    Responder

    Oi Maryna. Amei seu post. Apenas queria tirar uma dúvida com você. Sou da Bahia e marquei tudo pra fazer em Julho também em Recife. Quanto tempo demora pra ficar pronto o visto? Porque eu coloquei pra entrega ser no próprio CASV, mas como vou estar em viagem, fico preocupada quantos dias tenho que ficar lá porque é mais gasto. Apareceu pra mim que tinha um serviço premium de entrega na residência pagando um valor, mas quando tentei, eles não entregavam na Bahia. Obrigada pelas dicas e aguardo a resposta. 😊

    • Eduardo Mafra 6 meses atrás
      Responder

      Oi Cindy! Desculpa a demora para responder. =)
      A moça que nos atendeu nos deu a opção de retirar em casa ou no próprio CASV. E o prazo se não estou enganado foi de 10 dias, não sei se é o prazo que eles sempre dão, isso pode variar, mas eles avisam na mesma hora o dia que ficará pronto. Esperamos que der tudo certo para você, qualquer coisa estamos as ordens 😀

  3. Marilia 6 meses atrás
    Responder

    Olá pessoal! Parabéns pelos detalhes nas informações!! Gostaria de saber se a entrevista é em português ou se eles perguntam antes se o solicitante fala inglês ou não.
    Obrigada!!

    • Eduardo Mafra 6 meses atrás
      Responder

      Oi Marilia, que legal que você curtiu, obrigado!

      Sim, as pessoas que fazem as entrevistas são americanos mas falam em português. 🙂

  4. Olá! Vocês sabem dizer o tempo que levou entre o agendamento e a data da entrevista? Estava querendo tentar o visto, mas seria para viajar daqui a mais ou menos 1 mês 6 meses atrás
    Responder

    Olá, Maryna! Parabéns pelo texto! Muito esclarecedor!
    Vocês sabem dizer o tempo que levou entre o agendamento e a data da entrevista no consulado de Recife? Estava querendo tentar o visto, mas seria para viajar daqui a mais ou menos 1 mês.
    Obrigada e mais uma vez parabéns!
    Mariana

    • Maryna Moraes 6 meses atrás
      Responder

      Oi Mari, o da gente demorou umas duas semanas, de quando a gente finalizou o processo até agendar a entrevista. Mas isso é muito relativo, porque depende se você vai conseguir vaga no mês que quer, entende? E você pode solicitar o passaporte com urgência, sabes disso né?

      abraço e espero que dê tudo certo 🙂

  5. Ednardo Pessoa 6 meses atrás
    Responder

    Pelo que li no texto, é possível conseguir o visto em um único dia. É isso mesmo???

    • Eduardo Mafra 6 meses atrás
      Responder

      Oi Ednardo, nós conseguimos nos cadastrar no CASV e ir na entrevista no Consulado no mesmo dia, eles ficam em locais diferentes, mas conseguimos. Porém o visto não sai na hora, a aprovação sim, mas
      você irá deixar o seu passaporte e deverá esperar alguns dias, no nosso caso, foi entorno de no máximo 10 dias, eles avisam o dia certinho. 🙂

  6. Claudete 5 meses atrás
    Responder

    Oi bom dia !!
    Vc fez tudo em um dia só?

    • Eduardo Mafra 4 meses atrás
      Responder

      Oi Claudete, sim fizemos tudo no mesmo dia, primeiro nós fizemos o cadastro que é para tirar a foto e as digitais que é próximo ao Shopping RioMar, depois fomos para o Consulado para a entrevista. Nós marcamos um horário que desse para fazer os dois no mesmo dia, é interessante fazer isso quando for marcar, tipo, o primeiro marcamos as 7h30 e o outro foi as 10h.

  7. macsuel 5 meses atrás
    Responder

    MEU PASSAPORTE VAI VENCER EM DEZEMBRO. A ENTREVISTA DO VISTO SENDO EM JUNHO PODE SER ESSE PASSAPORTE OU MELHOR IR COM UM NOVO? DETALHE JÁ PAGUEI PELO NOVO E, TAMBÉM, EM JUNHO , IREI FAZÊ-LO .

    • Eduardo Mafra 4 meses atrás
      Responder

      Oi Macsuel, se o seu passaporte vai vencer em dezembro e você vai pegar o novo em breve, eu aconselho esperar esse novo. =) Abraço

  8. Fabiane Fiorentin 4 meses atrás
    Responder

    Maryna! AMEI suas dicas pois são super objetivas e bem explicadas! Parabéns! Eu sou do interior do PR e vou viajar para Recife em Outubro/2018 nas minhas férias, queria aproveitar para fazer meu visto americano nos dias que estarei em Recife. Minha dúvida é: Consigo informar para que seja enviado meu visto para meu endereço no PR? Consigo apenas resolver em um dia sem ter que ficar mais dias em Recife?

  9. Rosemeire 4 meses atrás
    Responder

    oi , vc foi no consulado de recife?ouvi dizer que la e mais facio que nos outros consulado. sera mesmo?

    • Eduardo Mafra 4 meses atrás
      Responder

      Oi Rosemeire, tudo bem? Como somos de Recife, fomos no daqui mesmo. Mas não sei dizer se é mais fácil do que em outros lugares. 🙂

  10. Hortência Campos 4 meses atrás
    Responder

    Olá, boa tarde!
    Vi no site do consulado que só tem horários para as 7h no CASV e as 9h no local da entrevista. Vocês acham que da tempo de fazer os dois?

    • Maryna Moraes 4 meses atrás
      Responder

      Oi Hortência, creio que dá tempo sim. O da gente foi de 7:30 e o outro de 10h e ainda ficamos esperando para a entrevista hehe porque a gente entrou na hora certa no CASV e saiu rapidinho para o Consulado. E como era relativamente perto, e nao pegamos trânsito, foi tranquilo. E estávamos de carro, se for de ônibus, é melhor ver direitinho, e agendar a entrevista pra outro dia qualquer coisa 🙂 Depois conta se deu tudo certo. Espero ter ajudado, abraço.

  11. Patrícia 3 meses atrás
    Responder

    Boa tarde!
    Não sou de Recife e estou planejando conciliar férias na cidade com visto. Vc sabe me dizer com que antecedencia é possível agendar a entrevista e CASV?

    • Eduardo Mafra 2 meses atrás
      Responder

      Oi Patrícia, tudo bem? Então, não sabemos dizer por que acreditamos que tudo depende de como está a agenda do CASV, mas quando você vai marcar no site é possível saber como ela estar. Boas férias! =)

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.