Chuva de meteoros poderá ser vista nessa madrugada

por

Uma chuva de meteoros poderá ser vista na madrugada deste sábado, 12. Conhecida como: Perseidas, ela ocorre todos os anos, quando a Terra passa pelos rastros de detritos deixados pelo grande cometa Swift-Tuttle. O nome Perseidas está relacionado ao ponto de origem dos meteoros, que neste caso vem do norte, da Constelação de Perseus. Por esse motivo terá maior evidência nas regiões norte e nordeste, a visão no sudeste será menor. O fenômeno Perseidas é uma das maiores chuvas de meteoros que temos no ano, podendo produzir cerca de 50 a 60 meteoros por hora, durante o seu pico, isso significa mais de 1 meteoro por minuto. (pasmem!)

O melhor horário para se observar esse fenômeno é a partir das 3h, quando a Constelação de Perseus já estará no céu, a chuva não representa risco ao planeta porque eles são pequenos, produzindo um belíssimo efeito luminoso que popularmente são conhecidos como Estrelas Cadentes.

PUBLICIDADE:
Foto: Divulgação

 O que são meteoros?

Meteoros são objetos, com velocidade altíssima, que se queimam na alta atmosfera da Terra, o atrito com a atmosfera os faz esquentar e deixar um rastro luminoso no céu enquanto se evaporam, são como grãos de poeira que ao penetrarem na atmosfera da Terra criam os efeitos luminosos, chamados popularmente de Estrelas Cadentes. Se um desses meteoros for grande o suficiente para resistir a essa queima e chegar ao solo, o meteoro passa a ser chamado de meteorito.

Veja também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.