5 dicas para planejar a viagem de final de ano e das férias escolares

por

2017 já vai se despedindo e mesmo quem não se programou com antecedência pode curtir as férias sem se endividar. “A chegada do final do ano e das férias escolares desperta o desejo em muitas famílias de viajar a lugares bacanas, na intenção de passear e descansar”, afirma Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista.

Melhor do que viajar é viajar sem se endividar, por isso listamos 5 dicas para viajar sem se preocupar com problemas futuros:

PUBLICIDADE:

1- Planejar

via GIPHY

Se planejar nada mais é do que definir local, período, hospedagem, transporte e alimentação, fazer o cálculo de gastos de cada um desses itens, é importante porque você conhecerá o total dos gastos e o custo geral da viagem. Um calculo muito interessante e que nos ajuda na hora da viagem é ter em mente o quanto você pode gastar por dia, como por exemplo, se você irá viajar por 10 dias e tem um orçamento para gastos com alimentação, compras e transporte no total de 500 reais, você poderá gastar por dia 50 reais.

2- Negociar preços

via GIPHY

Pechinchar é uma das soluções para se colocar em prática na hora de se fazer uma viagem, ter paciência e pesquisar com calma e cuidado pode fazer uma mega diferença no orçamento final. Busque sempre negociar com as empresas ou agentes de viagem para conseguir descontos e facilidades no pagamento.

3- Saiba quanto pode gastar

via GIPHY

O primeiro passo é saber quanto pode gastar e conhecer a sua situação atual. Se você não tem um orçamento muito alto para essa viagem é válido optar por passeios mais baratos, para que não seja necessário dividir em 10x no cartão e se endividar. Há várias cidades próximas da capital com pontos turísticos, parques e atividades culturais de baixo custo ou gratuitas (por isso fazer uma pesquisa prévia é muito importante, poupa dinheiro).

4- Ter uma reserva para imprevistos

via GIPHY

Imprevistos sempre acontecem, seja uma oportunidade de passeio que não estava programada, ou gastar um pouco a mais com compras… É primordial colocar na ponta do lápis todos os gastos envolvidos, mas incluir um valor extra para imprevistos é essencial.

5- Lembre dos demais gastos

via GIPHY

Além de pensar na viagem em si, em todos os gastos envolvidos é preciso lembrar das despesas comuns de final e inicio de ano, sempre tem aqueles gastos extras como presentes, celebrações, ceia de Natal, IPTU, IPVA, matrícula e material escolar… Por isso é bom ficar atento ao quanto você pode gastar ao planejar a sua viagem. Ter educação financeira é justamente agir de forma sustentável, evitando que uma viagem se torne motivo de preocupação e descompasso financeiro em um futuro próximo.

Depois dessas dicas ficou muito mais fácil viajar né? Por isso vamos te dar uma ajudinha, um desconto de 8% off nas compras de passagem do site Na Hora.com, basta usar o CUPOM DESCONTO  LEVENAMALA, que está válido para compras até 31/12 às 23h59 (promoção não acumulativa).

Desconto Nahora.com

FonteDSOP Educação Financeira

Veja também

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.