5 dicas do que fazer no centro do Rio de Janeiro

por

Se vai visitar o Rio de Janeiro, listamos 5 dicas do que fazer no centro, passando por pontos turísticos e por lugares que pouca gente conhece, vamos a elas?

PUBLICIDADE:

1. Escadaria Selarón

Escadaria Selarón
Escadaria Selarón

A Escadaria Selarón enche de luz, alegria e muita cor um dos pontos entre os bairros da Lapa e de Santa Teresa. A obra do artista plástico chileno Jorge Selarón começou a ganhar forma no início dos anos 90. Selarón deixou um legado para a cidade do Rio, com um trabalho único de recursos próprios, um gigantesco mosaico, que conta com 250 degraus, mais de 2 mil peças de azulejos de mais de 60 países, muitos desses azulejos presenteados ao artista por turistas e fãs da sua obra. Selarón aplicou uma grande variedade de azulejos em tons de vermelho-vivo. Se você subir até o topo da escadaria, irá admirar um mosaico da bandeira do Brasil,  vale a pena reservar um tempo para admirar essa imensa obra de arte ao ar livre. Na maioria das vezes, muitos turistas vão para lá, então fica difícil conseguir tirar uma foto da escadaria com pouca gente.

Dica: Chegar cedo.

2. Arco da Lapa

Arco da Lapa
Arco da Lapa

É praticamente impossível passar pela Lapa e não notar a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial. Os Arcos da Lapa possuem 42 arcos duplos localizado na zona central do Rio, é hoje um dos cartões postais da cidade, símbolo mais representativo do Rio de Janeiro Antigo preservado na região boêmia da Lapa.

3.Catedral Metropolitana de São Sebastião

Catedral
Catedral

Se você chegou até o Arco da Lapa não pode deixar de visitar a Catedral, que tem capacidade para abrigar 20.000 pessoas em pé ou 5.000 sentadas (da última vez que fomos, ficamos pensando quantas pessoas cabiam ali, porque é muito grande, e pesquisando descobrimos que cabem 20.000 pessoas, impressionante!). A Catedral foi inspirada na pirâmide que os Maias construíram na Península de Yucatan, no México.

4. Confeitaria Colombo

Confeitaria
Teto da Confeitaria

Fundada em 1894, a Confeitaria é parada obrigatória para quem estar no Centro do Rio, é um patrimônio cultural e artístico da cidade, ela mantém sua estrutura praticamente inalterada, transportando você pra um Rio Antigo e glamuroso. Há mais de 120 anos a Confeitaria Colombo faz história no Rio de Janeiro, tanto pela sua arquitetura como por seus quitutes (mas sinceramente, achei um pouco caro e o sabor não é lá essas coisas, o que vale mesmo é poder lanchar em um local deslumbrante). A confeitaria tem 3 filiais, a do centro (que é a mais charmosa e conhecida, as vezes tem fila para entrar), a do Forte de Copacabana e uma filial no Barra Shopping.

Parte interna da Confeitaria
Parte interna da Confeitaria

Dica: Se você gosta de fazer compras, pode aproveitar o centro, onde fica a Confeitaria Colombo, lá tem várias ruas com lojas de roupas, calçados, bomboniere, onde você encontra biscoito globo – típico biscoito do Rio – mais em conta do que na praia…

5. Rua do ouvidor

Rua do ouvidor
Foto divulgação

A Rua do Ouvidor é um logradouro localizado no Centro da cidade do Rio de Janeiro, já foi à rua mais importante do Rio antes da abertura da Av. Rio Branco. É um ótimo lugar para quem quer algo mais boêmio, com uma comidinha deliciosa e o valor é bem em conta, a estreita Rua do Ouvidor fica localizada na esquina com a Rua 1º de Março, com vários restaurantes e mesinhas dispostas na rua, que é aberta somente para pedestres. As vezes tem várias comemorações por lá, com roda de samba e muito mais. E se você for no final de semana, fica ainda mais movimentado.

Veja também

1 Comentário
  1. Regiane Ferreira 11 meses atrás
    Responder

    Quantos lugares lindos, só conhecia 2, que é a escadaria e o arco da lapa, tenho muito vontade de conhecer um dia, beijos.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.